Etapas do Recrutamento

Recrutamento no país terceiro de origem

  • Divulgação da oferta de trabalho;
  • Recepção de fichas de inscrição ou manifestações de interesse;
  • Responder às inúmeras questões e preocupações dos candidatos;
  • Preparação de currículos;
  • Organização e preparação de sessões de informação colectiva; 
  • Agendamento e estruturação das entrevistas individuais;
  • Recolha de cartas e outros e elementos e fontes de referência sobre a experiência profissional, e ainda, cartas abonatórias e atestação da sua veracidade;
  • Quando exigido pela cliente ou considerado particularmente útil ou conveniente organizar provas práticas para testar competências e capacidades;
  • Realização de exames de aptidão médica;
  • Preenchimento do formulário de pedido de visto;
  • Organizar e ajudar na obtenção de todos os documentos que deverão instruir o pedido de visto;
  • Agendar junto do VFS ou dos próprios postos consulares as datas para a entrega dos pedidos de visto e toda a documentação instrutória e, quando aplicável, as entrevistas individuais;
  • Completar os pedidos de visto com elementos adicionais;
  • Preparar os requentes de visto para as entrevistas individuais com os funcionários do posto consular;
  • Tratar do complexo processo logístico de transporte e alojamento para a entrega do pedido de visto e/ou entrevista individual (os requerentes vivem, por vezes a muitos centenas ou milhares de quilómetros de distância do posto consular);
  • Recolher os passaportes depois da decisão tomada;
  • Verificar inexistência de erros na vinheta de visto os quais poderão impedir ou dificultar o embarque no aeroporto do país de origem;
  • Tratar da marcação dos voos para território nacional;
  • Acompanhar o titular de visto até ao aeroporto e assegurar que processo de embarque é bem sucedido.

Chegada a território nacional

  • Receber os trabalhadores no aeroporto;
  • Assegurar transporte para o local de alojamento;
  • Proporcionar aos trabalhadores oportunidade de fazer compras dos bens essenciais – alimentação, cartão SIM, produtos de primeira necessidade, etc;
  • Auxiliar na obtenção do NIF;
  • Auxiliar na NISS;
  • Assistir na abertura de conta bancária;
  • Ajudar na obtenção de número de utente SNS.

Pós-chegada a território nacional

  • Realizar visitas de acompanhamento;
  • Aplicar inquérito de satisfação ao cliente e trabalhador;
  • Mediar e resolver conflitos ou problemas que possam surgir;
  • Substituir, quando necessário, trabalhadores que não correspondem às expectativas;
  • Assegurar e colaborar no repatriamento quando necessário.

A lista não é exaustiva.

Os serviços que proporcionamos e as responsabilidades assumidas podem incluir outras além das que são apresentadas.

Tudo fazemos para proporcionar a maior satisfação possível aos empregadores nacionais, nossos clientes, assim como, aos cidadãos estrangeiros que viajam para uma realidade totalmente diferente e desconhecida. 

Estamos conscientes que a nossa actividade acarreta enormes responsabilidades. Agimos sempre com a máxima prudência, mas quando surgem situações imprevistas e inesperadas, as empresas, empresários e trabalhadores estrangeiros poderão contar sempre com todo o nosso empenhamento, apoio e colaboração.